Nos dias atuais, após a pandemia, que foi um período onde o home office ganhou muito espaço, fica a dúvida: vale a pena abrir um escritório home office ou físico? Nas duas alternativas, você terá vantagens e desvantagens. Portanto, é preciso saber qual dos dois tipos de escritório combina melhor com o seu tipo de empresa.
Para conseguir decidir melhor sobre qual tipo de escritório escolher, você também deverá levar em consideração a renda que tem disponível para investir no seu empreendimento. Os custos de um espaço físico são, sem dúvida nenhuma, bem maiores do que se você optar pelo escritório home office.
Outro aspecto que você deve analisar, é se o seu empreendimento possui a necessidade de ter um atendimento presencial para os seus clientes. Caso a resposta seja positiva, portanto, sua melhor opção será mesmo possuir um escritório físico.
Vale a pena abrir um escritório home office ou físico?
Dependendo do tipo de empresa que você possui, poderá valer mais apena abrir um escritório home office, já se sua clientela for um pouco mais velha o físico pode ser uma opção mais interessante. Se o seu público-alvo tiver a necessidade de ter um contato presencial, então a sua empresa precisará ter um escritório.
Caso você possua pouco dinheiro para investir no futuro empreendimento, optar pelo home office é a melhor alternativa.
Outra forma de conseguir escolher entre cada tipo de escritório, é saber das vantagens e desvantagens de cada um. Por este motivo, mostraremos a você, a seguir, quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de escritório.
Vantagens de ter um escritório físico
Para conseguir saber qual opção se encaixa melhor às suas necessidades e da sua empresa, veremos a seguir as vantagens de ter um escritório físico, são elas:
- Você terá uma estrutura ideal com mesa, móveis, cadeiras, computador, salas, enfim uma excelente infraestrutura;
- Uma empresa física possui o sistema de bater cartão para os seus funcionários conseguindo ter um maior controle no tempo de serviço de cada um;
- Você contará com espaços físicos para atender seus clientes, fazer reuniões;
- Um escritório físico passa a imagem de ser mais tradicional e profissional;
- Há uma maior integração da equipe por causa dos horários para almoço, cafés, confraternizações, entre outros.
Agora que você já conhece as vantagens, a seguir observe as desvantagens que este tipo de escritório possui.
Desvantagens de possuir um escritório físico
Veja abaixo quais são as desvantagens que você pode ter ao possuir um escritório físico, são elas:
- Você deverá arcar com todas as despesas que este tipo de espaço traz como água, luz, internet, telefone, aluguel, entre outros;
- Seus funcionários utilizarão vale refeição e vale transporte, que também encarecem o seu custo mensal;
- Você terá que ir até esse local. Caso more longe, pode pegar trânsito, transportes lotados, problemas com engarrafamentos em dias chuvosos, entre outros;
- Não existe a possibilidade de fazer seu trabalho de qualquer lugar, podendo perder a proximidade com amigos e familiares.
Veja a seguir, então, algumas vantagens de um escritório home office para que você consiga fazer melhor uma comparação entre os dois tipos de escritório.
Vantagens de um escritório home office
A seguir, mostraremos as vantagens de ter um escritório home office, são elas:
- A flexibilidade de tempo e lugar, pois você pode trabalhar de onde quiser e quando quiser, desde que tenha internet, geralmente wifi;
- Terá economia, pois não gastará com água, luz, telefone, benefícios de funcionários como vale alimentação e vale transporte;
- Ficará mais próximo de seus amigos e familiares, porque poderá fazer o serviço de qualquer lugar;
- Fará uma economia de tempo que gastaria com transportes ou trânsito para chegar ao espaço físico.
- Conseguirá atender uma demanda muito mais de clientes de todos os estados.
Existem, no entanto, algumas desvantagens que serão apresentadas a seguir.
Desvantagens do escritório home office
Como vimos anteriormente, existem algumas vantagens de se trabalhar home office, contudo há também algumas desvantagens, são elas:
- Caso não possua cadeira apropriada, poderá ter problemas nas costas, atrofias, problemas de visão, entre outros;
- A equipe não terá uma grande interação, porque não existirá uma troca de experiências;
- Haverá muita dispersão por causa de acontecimentos externos que podem influenciar no espaço onde você estiver, como, por exemplo, intervenção de pessoas da família, querendo que você pare o que está fazendo para resolver problemas particulares;
- Você precisa ter muita disciplina caso contrário o serviço não renderá e você poderá perder prazos e clientes.
Sendo assim, pese na balança para ver se o tipo de escritório que você escolherá possui mais vantagens do que desvantagens e monte o seu escritório de acordo com a sua análise.
Conclusão
Para saber se vale a pena ou não montar um escritório home office ou físico, dependerá de como você deseja que sua empresa funcione.
Veja se possui um espaço bom caso queira ter um escritório físico, se as instalações são boas. Tente, portanto, alugar ou comprar o mais perto possível da sua casa para não perder tempo com locomoção.
Observe se trabalhar em home office funcionará para a sua empresa. Se você é uma pessoa organizada, por exemplo. Se o seu tipo de trabalho permite que o contato seja apenas virtual.
Caso você possua pouco dinheiro para investir, a melhor opção realmente é o home office, por ter menos custos. Você precisará, no entanto, tentar minimizar os pontos negativos deste tipo de trabalho o máximo que puder para não ter prejuízos.
Se você, contudo, tiver um bom dinheiro guardado e o seu tipo de empresa precisar oferecer atendimento presencial, então é melhor optar por ter um escritório físico.
Como você pode perceber, tudo vai depender das condições de cada tipo de escritório e qual se encaixa mais adequadamente às suas necessidades e da sua empresa. Considere, portanto, as vantagens e desvantagens de cada um deles e faça a escolha que vai trazer melhores benefícios a você a à sua empresa.
Clique aqui e saiba mais sobre esse e outros assuntos referentes à contabilidade.