Quanto devo cobrar de honorários contábeis

Quanto Devo Cobrar De Honorários Contábeis - Eduardo Zandona

Compartilhe nas redes!

É muito importante para o contador estabelecer um valor para os seus honorários. Para isso, é preciso compreender o funcionamento dos honorários contábeis, que são receitas de empresas de contabilidade, fundamentais para a obtenção de lucro do escritório de contabilidade.

Não é um trabalho simples realizar a precificação de serviços, porque vários fatores devem ser considerados, como, por exemplo, custos operacionais, demandas, entre outros.

Uma hipótese a se considerar, contudo, é a utilização da tabela de honorários contábeis fornecida pelo sindicato das empresas do setor. É importante destacar que a possibilidade de sucesso é bem menor quando uma estratégia de precificação não considerar os valores de pagamento de todas as contas do escritório. A seguir, vamos saber mais sobre como cobrar honorários contábeis.

 

Como cobrar honorários contábeis?

Para cobrar honorários contábeis não existe um valor fixo determinado pelo Conselho Regional de Contabilidade. Essa tarefa é apenas dos sindicatos estaduais da categoria. Visando valorizar esse serviço, os contadores precisam, portanto, respeitar o piso mínimo, evitando a concorrência desleal e a atividade do contador.

O ponto de partida, portanto, deve ser esse mínimo, voltando suas atenções para as próprias finanças, utilizando planilhas de honorários contábeis. Essas planilhas, entretanto, não abrangem todas as variáveis que envolvem a prestação de serviços contábeis de um determinado escritório, por exemplo.

Por este motivo, as tabelas devem servir apenas de base para se ter uma noção de valores.

Uma ótima estratégia de precificação inteligente, é considerar a média de valores do mercado, as suas despesas específicas e as particularidades do negócio. Veja a seguir o que se deve considerar na definição do valor de honorários contábeis.

 

O que se deve considerar na definição do valor de honorários contábeis?

Apesar de conhecer o valor mínimo, para definir os valores dos serviços contábeis é importante entender quais fatores podem impactar no momento da precificação, tais como:

 

  • Custo de profissionais;
  • Tempo de trabalho;
  • Custos totais;
  • Margem de lucro;
  • Avalie a concorrência;
  • Faça investimento em marketing para contadores.

 

Custo de profissionais nos honorários contábeis 

É fundamental considerar o custo da sua equipe, calculando a hora de trabalho de cada um dos contadores para o escritório e de todos os encargos produzidos a partir dessa relação, como, por exemplo, os seus salários.

 

Tempo de trabalho

quanto devo cobrar por honorários contábeis

Um fator muito importante é o tempo que será gasto com o atendimento ao cliente, como ligações para tirar dúvidas, a realização de análises e relatórios e as demais atividades que requerem um gasto de tempo para a sua execução.

Desse modo, não será possível cobrar o mesmo valor para todos os clientes pelo fato de cada um deles precisar de tempos diferentes para o solucionar as suas necessidades.

 

Custos totais

No cálculo dos honorários contábeis, também é importante incluir os gastos gerais com o escritório. Desse cálculo, fazem parte as despesas como, por exemplo, o aluguel do espaço, consumo de água e energia elétrica, materiais, impostos, entre outras.

Some todos esses custos e, em seguida, divida o valor encontrado pela quantidade de clientes que você tem, seguindo o critério da fração mais adequada a cada um deles.

Isso quer dizer que você precisa realizar a contabilidade de custos do seu próprio escritório e distribuir o valor de modo proporcional segundo o tempo e grau de complexidade dos serviços prestados.

 

Margem de lucro

Não basta somente calcular os custos, as despesas e acrescentar o valor necessário para cobri-los. É preciso ter também uma margem de lucro. Conforme o Instituto de Estudos Financeiros, a média de retorno está estipulada em 15% sobre o capital médio ao ano. Verifique, entretanto, se a sua realidade pode ser aplicada nessa porcentagem.

 

Avalie a concorrência

É muito importante considerar os valores dos honorários praticados pela concorrência, mesmo que isso implique em equilibrar o seu lucro para que seu preço não fique muito acima da média de mercado. Fatores, contudo, muito procurados pelos clientes são um preço justo e atendimento de qualidade.

 

Faça investimento em marketing para contadores

Após definir os seus honorários contábeis, aposte em estratégias que valorizem os seus serviços e conquiste mais clientes. Existem técnicas que ajudam a impactar de maneira positiva a sua imagem e fazer com que seu escritório tenha muito mais sucesso.

 

A importância de saber cobrar honorários contábeis

Saber como cobrar honorários contábeis é muito importante para que você não fique no prejuízo ou acabe cobrando valores que não sejam justos aos seus clientes.

Sendo assim, sabendo sobre custos de profissionais, tempo de trabalho, custos totais, margem de lucro, bem como avaliar a concorrência e fazer investimento em marketing para contadores, você, com certeza, terá uma excelente base para te ajudar a calcular seus honorários.

Com todas essas informações para precificar de maneira justa para o seu cliente e seu escritório, você estará apto para montar a sua própria tabela de honorários contábeis. Para isso, você facilmente achará modelos disponíveis em sites de conselhos regionais de contabilidade e sindicatos de empresas contábeis.

Seja criterioso do mesmo modo como você é ao ajudar seu cliente na hora de realizar o levantamento das suas despesas. Dessa forma, você será justo na precificação e possuirá argumentos que possibilitem explicar o valor cobrado dos seus honorários.

Considerando os fatores e analisando cada um deles, você conseguirá saber como cobrar seus honorários de forma justa.

Se você ainda está com alguma dúvida, clique aqui e saiba mais sobre assuntos referentes à contabilidade.

 

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Passo a passo de como começar um negócio do zero…
Cresta Posts Box by CP